Mundo das Crianças | https://mundodascriancasjundiai.com.br
 
 

Institucional

Quais são as possibilidades de uso dos espaços do Mundo das Crianças?

Pela Educação

Jundiaí acredita que a criança é pesquisadora e busca formas de compreender o mundo, ela vê aquilo que é invisível para a maioria das pessoas, ela é feita de múltiplos pensamentos e linguagens, brinca, imagina, fantasia, aprende, experimenta, investiga e é reconhecida como sujeito de sua aprendizagem, produtora de conhecimento e de cultura e por isso é respeitada em suas falas e ações pela Pedagogia da Escuta.

A infância é uma experiência cheia de diálogo e de encontros, que permite o desabrochar das investigações e das pesquisas dos meninos e das meninas, nos fatores cognitivos, físicos, sociais, afetivos, culturais e linguísticos.

A escola, como mediadora das aprendizagens, encontrará no Mundo das Crianças os mais potentes recursos como as observações, as vivências, as motivações, os saberes, as sensações, as relações e as soluções. O Mundo das Crianças é uma oportunidade para a pesquisa, que empodera quem investiga.

É possível fazer dos ambientes do Mundo das Crianças lugares de muitos aprendizados e experiências, desde a ocupação do espaço público por meio de vivências até propostas organizadas para objetivos específicos, inseridos pelas escolas em seus Projetos Políticos Pedagógicos.

Pela Cultura

Do ponto de vista cultural, entendemos o Mundo como um local de encontro, de permanência, de acontecimentos, de práticas sociais e manifestações da vida urbana, que podem contribuir para melhor qualidade de vida, cidadania e bem-estar.

Pensando em fortalecer essa relação entre a comunidade e os espaços públicos, o espaço se mostra como local ideal para realização de projetos e ações de arte e cultura.

Dentre as possibilidades de ações culturais e que devem ter a criança como público alvo, destacamos a realização de festivais de arte, exposições permanentes e temporárias, apresentações ao ar livre, oficinas culturais e vivências artísticas, ações de incentivo à leitura e de acesso à literatura infanto-juvenil.

Os espaços naturais livres, as alamedas e praças, o mirante e a Casa da Árvore são locais que se mostram apropriados para o recebimento de atividades artístico-culturais que contribuirão para a fruição artística do município e para o processo de formação de público.

Pelo Esporte e Lazer

As quadras esportivas do Mundo das Crianças são espaços focados nas atividades e práticas esportivas e na qualidade de vida, buscando estimular um estilo de vida ativo e saudável.

O espaço permite ainda a realização de vivências e oficinas esportivas, bem como a realização de eventos escolares esportivos como jogos, torneios e campeonatos, ações que tenham como foco a atividade esportiva para pessoas com deficiência, além das atividades intersetoriais que tenham como objetivo o brincar, os jogos e atividades de lazer.

O uso dos espaços pode ser tanto de maneira livre pelos frequentadores quanto mediada pela intencionalidade pedagógica, esportiva e cultural.

Quanto mais esse processo tenha base na escuta dos meninos e meninas de todas as idades, mais participação responsável e interessada será possível, propiciando o exercício da cidadania.

De acordo com a intencionalidade, será possível estabelecer interconexões entre as áreas do conhecimento, assim como entre os campos de experiência, oportunizando momentos de aprendizado significativos.

O Mundo das Crianças oportuniza experiências que impactam positivamente o desenvolvimento físico, mental e sócio emocional das pessoas da cidade. 

Como preconiza a rede Urban 95, o Parque terá um olhar sensível à primeira infância e serão estimulados além do contato com a natureza, o brincar, o cantar e o contar histórias.

Buscando garantir os direitos da infância, O Mundo das Crianças foi criado como um espaço em meio à natureza, para ser vivenciado por bebês, crianças, jovens, adultos e idosos, construindo um futuro que priorize o bem-estar social.

Entre tantos benefícios, vale evidenciar a ocupação de espaços públicos pela comunidade e a oportunidade de mais momentos de bem-estar físico, psíquico e social, tanto para os pequenos quanto para os demais cidadãos. O Mundo das Crianças é um marco na cidade e tornará ainda mais público o compromisso de Jundiaí com a infância.