Mundo das Crianças | https://mundodascriancasjundiai.com.br
 
 

Casa da Árvore Pica-Pau

A Casa da Árvore é uma homenagem à Fernanda de Favre, nascida em Jundiaí em 29/11/1976.

Fernanda de Favre

Primogênita de Clarisvaldo de Favre e de Renata Picchi de Favre, também primeira neta dos avós paternos João de Favre e Rosália Nacarato de Favre e dos maternos Renato Picchi e Durvalina Negro Picchi. Teve um irmão germano, João Renato de Favre, nascido em 19/07/1979.

Formou-se em Direito na Unianchieta e obteve o título de Mestra em Educação pela Universidade São Francisco. Foi professora das faculdades Unianchieta e Unip, onde, nesta última, foi coordenadora pedagógica.

Atuou com o Direito Civil, principalmente nas áreas ligadas ao direito de família, mas o amor e a vocação ao ensino levaram-na a dedicar-se exclusivamente ao magistério.

Foi na 33ª Subseção da OAB/SP, em Jundiaí, durante a gestão do Dr. Gustavo L.C. Maryssael de Campos, que se destacou presidindo o Projeto OAB vai à Escola. Foi nesse campo sua maior dedicação, pois unia a formação acadêmica ao magistério. Ao todo 53 escolas estaduais e mais de 10 mil alunos da região de Jundiaí receberam lições de cidadania e noções de Direito. Dedicação que repercutiu no âmbito estadual e lhe rendeu homenagem pelo governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.

O saudoso Desembargador do TJ-SP Cláudio Levada deixou consignado em sua página pessoal, quando do falecimento da Fernanda no dia 15 de junho de 2018: “lutou bravamente contra grave doença, dando demonstrações de perseverança e manifesta esperança. Constitui-se em grande exemplo, notadamente para os que desanimam ou reclamam na vida por pouca coisa. E um aspecto que chamava atenção: seu permanente sorriso, aliado a um fino e impecável trato com todos, indistintamente. Ficam imagens inesquecíveis e lembrança de uma guerreira que esbanjava talento, competência e garra. Deus já recebeu de braços abertos. Um sábado triste com sua partida, alegre no céu com sua chegada”.


Pica-pau

O Pica-Pau é o animal da Serra do Japi que nomeia a Casa da Árvore. Eles são aves da família Picidae. Diversas espécies são encontradas no Brasil.

Seu nome vem do hábito de se alimentar de larvas de insetos que vivem dentro do tronco de árvores, usando o bico para abrir buracos e capturá-las com a língua. Também usa essa habilidade para escavar e construir ninhos dentro das árvores.