Mundo das Crianças | https://mundodascriancasjundiai.com.br
 
 

O Mundo

Jundiaí, Cidade das Crianças

Desde 2017, as políticas públicas para a infância têm sido implementadas em Jundiaí, quando foi criada a Política Municipal da Criança na Cidade, que tem como objetivo orientar o planejamento urbano, os projetos e as ações das diferentes áreas para o desenvolvimento saudável e seguro de crianças, favorecendo a ocupação dos espaços públicos com segurança, contato com a natureza, mobilidade, acessibilidade e entretenimento. 

A primeira parceria estabelecida foi com o Instituto Alana, por meio do programa “Criança e Natureza”, quando foi firmado o compromisso de criar condições favoráveis para que crianças, em especial as que estão inseridas em contextos urbanos, cresçam e se desenvolvam em contato direto com ambientes naturais.

Em 2018, Jundiaí foi a primeira cidade do Estado de São Paulo e a segunda no país a integrar a Rede Latino Americana Cidade das Crianças, assumindo o compromisso de viabilizar ações em torno da participação das crianças e das perspectivas infantis.

Nesse mesmo período, o grupo de trabalho “Criança na Cidade”, composto por representantes de diferentes áreas (Governo, Educação, Cultura, Esportes, Saúde, Assistência Social e Urbanismo) foi constituído e, desde então, trabalha para a construção da intersetorialidade nas políticas públicas para a criança.

Por meio do Decreto Municipal nº 27.780/2018, foi criado o “Comitê das Crianças” de Jundiaí, que tem entre suas principais funções a escuta da criança na cidade, visando a construção de políticas públicas sob a ótica das próprias crianças.

Em novembro de 2019, foi aprovado o Plano Diretor do Município (Lei nº 9321/2019) que, de maneira pioneira, dedica um capítulo exclusivo às políticas para a criança na cidade.

Ainda em 2019, a Prefeitura recebeu um pedido especial do Comitê das Crianças:  “construir um parque público gratuito bem grande com brinquedos (inclusive aquáticos) para as crianças de todas as idades (sic)”. O pedido foi atendido no mesmo ano, quando tiveram início as obras do Mundo das Crianças.

Em junho de 2020, a Fundação Bernard van Leer, por meio do Instituto Cidades Sustentáveis, anunciou as onze cidades brasileiras que passariam a integrar a Rede Urban 95 no Brasil. Dentre elas, Jundiaí.

Em 2021, em função da pandemia da Covid-19, o Mundo das Crianças passou a ser uma das principais salas de aula a céu aberto da rede municipal de ensino, proporcionando uma experiência inovadora aos alunos.

Preservação

O Mundo das Crianças é a extensão da área de preservação da represa que abastece a cidade de Jundiaí e a concretização das concepções sobre a infância que o município vem desenvolvendo, com base em pesquisas sobre a criança e em experiências internacionais sobre as relações do ambiente urbano e o planejamento de políticas públicas.

É um espaço inovador, que estimula o contato e a interação com a natureza, o brincar e a experiência, por meio de estações de brinquedos, paredes de escalada, quadras esportivas, pista de skate, áreas verdes para lazer, cultura e aprendizagem, fontes interativas e trilhas.

Nesta primeira fase, conta com 170 mil m2 de área para muita brincadeira, diversão, alegria, aprendizagem e interação com a natureza. Após a construção da segunda etapa, a área terá um total de 500 mil m2.

O Mundo das Crianças é administrado pela DAE Jundiaí, com o objetivo de garantir um espaço destinado à preservação ambiental, ao aprendizado e à diversão e focado nas crianças.